Editoras Universitárias , GAFA e circulação da informação

 Essa é uma discussão longa, mas vou pegar só uma parte disso para ser “ligeiro”: Você não precisa centralizar suas leituras num únic hub ou site (ou fornecedor, como queira).

Vira e mexe, vejo no twitter alguns perfis “soltand rojão” por que a Amazon (uma das letrinhas do GAFAM. As outras são Google, Facebook, Apple e Microsoft e são entendidas como um trust de comércio de informação e entreteniment que possui mais dados sobre você, eu e nós todos …  blogger que uso é parte desse todo também – nota mental: refletir sobre migração e “auto-determinação digital”) está “oferecendo livros de editoras univesitárias brasileiras de graça por 30 dias para quem se cadastrar com eles”. Nenhum problema nisso, se você desconsiderar que:

  • Os livros já estavam gratuitos antes – e continuam gratiutos depois;
  • A Amazon é conhecida por ter práticas desleais com autores e editoras (e nem precisa ser pequena, as grandes já sentem isso, mas podem suportar melhor os golpes);
  • Você fica preso ao aplicativo deles.
Então, para colocar um puco de curiosidade nos leitores que pdem descobrir quase uma editora por universidade (algumas tem mais de um selo, como a UNESP ou a UFG, com publicações diversas), vou colocando links para EBOOKS GRATUITOS produzidos pelos pesquisadores dessas universidade. é um bom incentivo para eles (pesquisadores e editoras) e permite você escapar de um dos tentáculos da Amazon.
Que tal experimentar?
Vou colocando links aqui a medida que for achando (então essa postagem vai aparecer algumas vezes no topo do meu blog, espero 🙂 ) Se você conhecer outras editoras que não cnstam aqui, coloque nos comentári que eu incluo na lista. 

E vamos visitar esses acervos! Eles são gratuitos, legais e uma forma de retorno do investimento da sociedade nas universidade públicas. 

links:

Publicar comentário