L’italien

Uma comédia que toca um assunto incomodo: até onde se esconder possibilita você superar os desafios impostos por uma sociedade que te vê como um perigo. E como um compromisso te desafia você e quem está no seu entorno a repensar as relações de aparências.

O filme francês “L’italien” (O italiano) tem seu aspecto mais engraçado, curioso e mesmo incomodo. Dino é o grande vendedor da concessionária de uma marca italiana, super identificado com a cultura do país da bota, na cidade de Nice, na França. Mas sempre que ele vai visitar a família em Monpelier, ele volta a ser Mourad, um franco-argelino que tenta viver numa sociedade que não o recebe bem. Mas nesse jogo, ele precisa fazer o Ramadã cumprindo uma promessa que fez ao pai. Entretanto nesse mesmo tempo ele está numa disputa profissional e tenta fazer isso sem que as pessoas da sua “vida de italiano” descubram sua identidade.

Um filme de 2010 que fala de forma leve sobre as dificuldades em estar numa sociedade e conseguir carregar suas marcas culturais e até onde mentiras (ou narrativas muito espirituosas) podem moldar vidas.

L'Italien (Bande-annonce)

[E uma nota: essa semana morreu Toto Cotugno, o autor e interprete da música “L’italiano” lançada em 1983, um quase hino extra-oficial dos italianos e que marca esse filme]

Curioso? Saiba mais

L’italien (2010)
Você pode ver nas plataformas como Google Play, Amazon Prime ou Mubi
(mas também você pode procurar pela “locadora do Paulo Coelho” 😉

Publicar comentário