Aproveitando o momento pr’uma reflexão
Passado um ano, ainda vejo muita gente que se espanta quando falo o que faço.
Talvez seja por que é dificil conhecer alguém que faça um curso de história e não caia na sala de aula.
Muitos ou vão para frente de uma lousa – eu mesmo fiz isso durante um bom tempo (e falo verdadeiramente, que gosto) – ou simplesmente se afasta de qualquer ação ligada a pesquisa e escrita histórica.
Isso me faz lembrar de um momento, e quero que explique tanto os longos silêncios quando o “desfoque” de alguns posts, que as vezes pode se afastar dos temas “palpitantes” do momento.
Então, a história:
Um dia, num momento informal na sala de aula com a Profª Ivone Marques, no [finado?] curso de História da Universidade Brás Cubas, de Mogi das Cruzes, questionamos (estavamos num grupinho de uns 6 alunos) o que poderiamos fazer como diplomado em História. O questionamento surgiu em meio as reclamações sobre a vida docente que os colegas traziam.
A professora então passou a enumerar os locais que, de um modo ou de outro, poderiam abrigar o trabalho do historiador.
Foi nesse momento que se abriu um novo rumo, quando ela apresentou a possibilidade de trabalhar com pesquisa, fora da estrutura das instituições de ensino superior ou do processo da educação básica. Naquele momento eu me “reencantei” com o curso, pensando que poderia produzir, não só copiar.
O caminho não foi fácil, mas depois de 10 anos mexendo com educação, cá estou: pesquisando.
É um trabalho diferente, com outra dinâmica e, por vezes, sinto falta da sala de aula (falta que passa ao ver minha esposa com diários e provas pra corrigir kkkk). Mas conseguir acessar e sistematizar coisas que normalmente ficam “escondidas” em arquivos ou fazer leituras mais “sistemicas” de micro e macro universos que interferem diretamente com todos é maravilhoso.
E a transdisciplinaridade tão falada em reuniões pedagógicas acontece verdadeiramente fora dos muros do colégio. Radialistas, jornalistas, arquivistas, historiadores e muitos outros profissionais trabalhando para melhor entender essa grande esfinge que chamamos de Sociedade.
Abraços
=-=-=-=-=
Powered by Blogilo
Publicar comentário