Idiocracy ou Terra dos Idiotas
Um futuro distópico é tema recorrente em filmes de ficção científica, mas se esses elementos parecem meras antecipações pessimistas de cenas corriqueiras da atualidade a coisa toda se confunde na cabeça de quem assiste.
Um militar “ordinário” e uma prostituta fazem parte de um experimento de animação suspensa mas uma “pequena ocorrência” faz com que eles fiquem esquecidos por 500 anos. Ao acordarem, descobrem que a humanidade emburreceu de tal forma que ações minimamente razoaveis na atualidade dão aos “viajantes acidentais do tempo” o status de possuidores dos maiores QIs do mundo.
Um misto de comédia e ficção cientifica que para os mais pessimistas pode ter ares de documentário ou previsão do futuro. Idiocracy foi lançado em 2005 praticamente só para cumprimento de contrato, não recebendo [quase] nenhuma promoção. Mas seu conteúdo ironico e crítico criou uma legião de apreciadores que fez com que esse filme não caisse no esquecimento.
Um apontamento: Ironicamente o filme é usado como argumento por grupos conservadores para apontar como a sociedade está fadada ao fracasso pelas mudanças presentes na atualidade em relação aos “bons e velhos tempos da alta cultura”, mas talvez a critica do filme pode ser mais profunda e contundente (ou não e o filme ser mesmo o veículo de um discurso conservador ) Mas deixo isso pra vocês comentarem.
Se interessou? Pra saber mais olhe aqui!
Filme: Idiocracy
Lançamento: 2005
Você pode acessar nesse GDrive (clique aqui e vá direto)
ou pelo perfil de Luiz Neto no Youtube
Publicar comentário