A carregar agora

O mundo anda complicado, não é mesmo, pessoal?

A mídia (pelo menos em geral) pode dar a entender que o conflito no Caucáso acabou… mas não é bem assim. Essa é apenas uma cena de um filme longo. Longe de termos uma reedição da Guerra Fria, nos temos na verdade uma readequação das áreas de influência de alguns países, no caso EUA, Rússia e União Européia (UE).
Além disso, as coisas na Europa andam complicadas no campo da "mundialização da circulação", e isso cai diretamente sobre nós, brasileiros e, mais ainda, sobre os moradores de países periféricos em busca de "melhores condições de vida".
E por falar em países periféricos, as relações Brasil-Paraguai vão ficar mais em foco. Afinal, temos um presidente progressista – ou seria populista? – por lá, e existe velhas contendas entre Brasil e Paraguai para serem resolvidas…. Para ajudar a situação de "liderança" brasileira, a Colômbia está babando para conseguir chamar a atenção dos EUA e a OTAN (eles até querem mandar soldados para o Afeganistão como forma de mostrar sua "competência" no quesito combate ao terrorismo…)
Alguma coisa me diz que vamos ter que estudar mais história da Améria Latina e História Geral, tirando um pouco os olhos do próprio umbigo e deixarmos de nos sentirmos "palmatória do mundo"

E o que pensam vocês?

P.S.: Estarei colocando no ar alguns textos sobre a questão da Geórgia essa semana. Também reintero o convite para vocês visitarem um bom site: www.shvoong.com. Deêm uma olha e depois me digam.

Falows povo

Publicar comentário